segunda-feira, 26 de agosto de 2019

CURSO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA É REALIZADO PELA POLÍCIA CIVIL EM IMPERATRIZ

SSP-MA - Propondo ações efetivas em prol de uma segurança pública mais presente para as mulheres com vulnerabilidade social, a Polícia Civil do Maranhão, através da Academia de Polícia Civil (ACADEPOL) realizou, no período de 19 a 23 de agosto, o Curso de Atendimento Especializado às Mulheres em Situação de Violência, em Imperatriz, na sede do CPAI 3/PM. O curso foi direcionado para 14 policiais civis e 22 policiais militares, que atuam diretamente no atendimento às mulheres vítimas de violência.
O curso de Atendimento Especializado às Mulheres em Situação de Violência, realizado em Imperatriz, na sede do CPAI 3/PM objetivou em ações visando sensibilizar e aprimorar o profissional civil e militar, de forma humanizada e técnica, para o atendimento às mulheres vítimas de violência, com foco na qualidade do atendimento e da investigação policial, para proteção integral da vítima e a correta identificação de autoria do delito perpetrado contra as mulheres, vítimas deste crime.
Profissionais lecionaram os seguintes temas
Os professores que lecionaram para esta força tarefa, com o foco na sensibilização e aprimoração para o profissional civil e militar, foram Delegadas da Polícia Civil de São Luís e de Imperatriz; A Juíza da Comarca e demais professores como convidados.
Durante a ministração do Curso de Atendimento Especializado às Mulheres em Situação de Violência foram abordados os seguintes temas:
1.Violência Sexual (Atendimento e Investigação); Feminicídio; Diretrizes para o Atendimento à Mulher em Sede Policial; Rede de Atendimento e Enfrentamento à Violência de Gênero; Qualificação em Violência de Gênero contra Mulheres para Membros da Polícia Civil e Militar Maranhense; Violência Doméstica e Familiar – Lei 11.340/06.
O Curso de Atendimento Especializado às Mulheres em Situação de Violência contou com os seguintes profissionais para cada tema determinado:
Violência Sexual: Atendimento e Investigação, ministrado pela Delegada de Polícia Civil, Kazumi Ericeira Tanaka, coordenadora da CODEVIM;
Feminicídio, DPC Kazumi Ericeira Tanaka, coordenadora da CODEVIM;
Diretrizes para o Atendimento à Mulher em Sede Policial, Delegada de Polícia Civil, Sylviane Lenira Cavalcante Tenório;
Trabalho em Rede de Atendimento e Enfrentamento à Violência de Gênero, Dra. Sueli Brito Barbosa, Assitente Social do CRAM;
Qualificação em Violência de Gênero contra Mulheres para Membros da Polícia Civil e Militar Maranhense, Prof. Dra. Artenira da Silva Sauaia.
Violência Doméstica e Familiar (Lei 11.340/06 – Lei Maria da Penha) – Dra. Ana Paula Silva Araújo, Juíza da Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Imperatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário