domingo, 27 de janeiro de 2019

Facebook planeja importante integração entre Instagram, WhatsApp e Messenger



O Facebook tem trabalhado em uma nova infraestrutura para integrar seus populares aplicativos: Messenger, WhatsApp e Instagram, segundo reportagem do The New York Times, que ouviu fontes familiares ao assunto. O movimento permitiria usuários do Facebook Messenger encaminhar mensagens para contatos do Instagram ou do WhatsApp e vice-versa.
Tais planos ainda são iniciais e a expectativa é que a integração seja concluída apenas em 2020. De acordo com a reportagem, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, também teria solicitado que todos os apps incorporem criptografia de ponta a ponta. Com isso, um usuário do Messenger poderia mandar uma mensagem para outro no WhatsApp e a conversa seria criptografada dos dois lados. Atualmente isso não é possível dado ao fato de que os apps são separados.
Cada serviço continuará a operar como um aplicativo independente. Entretanto, o que o Facebook está fazendo, segundo o NYT, é reconstruir toda a infraestrutura subjacente para que as pessoas não saiam do ecossistema de apps da empresa. Para isso, a companhia colocou milhares de funcionários para reconfigurarem o WhatsApp, Instagram e Messenger em seus níveis mais básicos.
E por que o Facebook faria isso, em primeiro lugar? O NYT sugere que ao integrá-los, a companhia busca aumentar a utilidade da rede social como um todo, mantendo seus bilhões de usuários altamente engajados dentro do ecossistema. Dessa forma, usuários poderiam deixar de lado serviços de empresas rivais, como iMessage, da Apple, e Hangouts, do Google. Ao mesmo tempo, ao interagir mais frequentemente com os apps do Facebook, a companhia também poderia construir seu negócio de publicidade ou ainda acrescentar novos serviços.
Ao NYT, o Facebook se limitou ao dizer, em comunicado, que busca desenvolver as melhores experiências que pode, e que as pessoas querem que os serviços de mensagens sejam rápidos, simples e confiáveis e acrescentou: "Nós estamos trabalhando para fazer mais com os nossos produtos de mensagem criptografados de ponta a ponta e considerando formas de facilitar o acesso aos amigos e famílias através dessas redes".
IDGNOW.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário