terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Chinês que vendeu rim para comprar iPhone, hoje depende de hemodiálise



Na ânsia por ter um iPhone, um jovem chinês assumiu medidas extremas para comprar o aparelho há oito anos. Xiao Wang, na época com 17 anos, decidiu vender um de seus rins para comprar um iPhone, já que não tinha dinheiro para isso. Mas Wang pagou um preço alto pela sua compra. Hoje, depende de uma máquina de hemodiálise para viver e necessita de assistência médica 24 horas.
Segundo informações relatadas pela BBC, o morador da província de Hunan, no sul da China, entrou em contato com uma rede de tráfico de órgãos sem que a sua família soubesse e aceitou a oferta de US$ 3 mil. Com o dinheiro, Wang conseguiu comprar um iPhone e um iPad, mas o preço pela sua saúde o cobrou.
Mas devido a ilegalidade do ato, o jovem não teve sorte ao se dar conta de que as condições de higiene e cuidados da clínica onde passou pela cirurgia eram precárias. Ali, contraiu uma infecção que o levou a falência progressiva de seu único rim.
De acordo com o relato da BBC, a família desconfiou da origem do dinheiro e notou que o jovem apresentava problemas de saúde. O caso chegou à polícia que conseguiu prender nove pessoas. Médicos e traficantes foram condenados pela Justiça chinesa a penas entre 3 e 5 anos de prisão. Uma indenização no valor de US$ 200 mil foi dada à família de Wang.

Nenhum comentário:

Postar um comentário