sexta-feira, 8 de junho de 2018

ILHÉUS - Prefeito encaminha projeto que transforma Sutran em Autarquia Municipal de Trânsito

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou nesta quinta-feira (7) à tarde, projeto de autoria do Executivo que transforma a Superintendência de Trânsito (Sutran), órgão ligado à secretaria municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), numa autarquia para administrar o trânsito municipal. O projeto será encaminhado para aprovação na Câmara Municipal, apreciada pela Comissão de Justiça e, posteriormente, levado à votação.
Se aprovado, a autarquia terá autonomia para coordenar, formular e executar a política municipal de trânsito e transporte, e ainda atuará no planejamento, articulação e execução das políticas de segurança pública, de proteção ao cidadão e da prevenção à violência. “O trânsito é dinâmico e as ações precisam acompanhar este dinamismo para que sejam dadas as respostas necessárias. Através das vias, circulam vidas humanas e por isso requer ações que promovam a proteção e o direito de ir e vir das pessoas com segurança”, destacou Mário Alexandre.
Atuação compartilhada – Segundo os agentes de trânsito, o projeto atende a um antigo pleito da categoria que pretende atuar de forma compartilhada com o Sistema Nacional de Trânsito e Transporte, o Sistema de Segurança Pública Estadual, Federal e de Justiça, com a sociedade e demais políticas públicas setoriais, através da realização de investimentos sociais, ambientais, econômicos e estruturais com efeitos sobre o bem-estar da coletividade.
A iniciativa segue uma tendência de instituições organizadas como a Polícia Federal e municípios baianos como Salvador, Feira de Santana, Serrinha, Alagoinhas e Lauro de Freitas. “A questão fundamental é conseguirmos ter instituições cada dia mais eficientes, com menor custo operacional e com menor dependência do tesouro municipal”, frisou o diretor de Trânsito, Gilson Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário