quarta-feira, 7 de março de 2018

Santa Casa comemora Dia Mundial do Rim durante Mutirão da Mulher


O Dia Mundial do Rim é comemorado a cada ano sempre na primeira quinta-feira de Março e este ano, coincidindo com o Dia Internacional da Mulher, tem como tema central “Saúde da Mulher: cuide dos seus rins”. Na Santa Casa de Itabuna, a data será marcada por uma programação de sala de espera e mobilização pela saúde dos rins, agendada para este dia 8, na própria Unidade de Diálise, além da presença do tema no Mutirão da Mulher, agendado este sábado (10), no Centro de Cultura Adonias Filho.
A escolha do tema anual é feito pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e, em Itabuna, o Serviço de Nefrologia mantém hoje um total de 118 mulheres atendidas no programa de diálise, diagnosticadas como portadoras de doença renal crônica, são mulheres que perderam a função renal principalmente pela hipertensão ou diabetes, problemas que podem ser modificados pela prevenção e um bom controle.
A função dos rins no organismo é filtrar o sangue, retirando o excesso de líquidos, as escórias nitrogenadas (resultante do metabolismo das proteínas); retirar ácidos, sais e medicações além de produzir diversos hormônios. A função renal pode ser prejudicada por diversas doenças, e aos poucos os rins vão deixando de funcionar.
Para a nefrologista e diretora do Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Itabuna, Dra. Neyde Vinhático Pontes, “para cuidar dos rins devemos cultivar hábitos de alimentação saudáveis; ingerir aproximadamente 2 litros de água por dia, praticar atividade física regularmente, evitar obesidade, a automedicação, tratar a hipertensão, o diabetes e outras doenças. Os exames para avaliar os rins são simples: o exame sumário de urina e creatinina, com eles é possível detectar quando existe um problema nos rins”, acrescentou a médica. Dra. Neyde lembra ainda que é possível interferir na maioria dos problemas renais, mas o melhor mesmo é trabalhar na prevenção.
Sobre o Mutirão
O 1º Mutirão da Mulher da Santa Casa de Itabuna acontece neste sábado, das 8 às 12 horas, no estacionamento do Centro de Cultura Adonias Filho. A ação estará concentrada em dois grandes eixos: a Feira de Saúde, com 10 Serviços levando orientação e pequenos atendimentos à população nas mais diversas especialidades; e o Atendimento Médico, com seis especialidades médicas 100% voltado para o atendimento à mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário