segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Saiba como diminuir efeitos colaterais dos corticoides



Encontrados em anti-inflamatórios, na forma de pomadas, comprimidos, sprays e injetáveis, os corticoides são substâncias sintéticas, semelhantes aos hormônios cortisol e aldosterona, usados para o combate e tratamento de reações alérgicas como urticária, asma e rinite. O uso prolongado do medicamento pode gerar efeitos colaterais, como o ganho de peso, conforme alerta o médico alergista Diener Frozi.
“Isso acontece porque os corticoides prejudicam a função da insulina, aumentando as taxas de açúcar no sangue, fazendo com que o organismo passe a acumular gordura. Outras complicações relacionadas ao uso recorrente do medicamento estão relacionadas ao desenvolvimento de estrias, inchaço, retenção de líquidos, pele com tendência a acne, além de possíveis alterações renais e hepáticas”, explica o especialista que é responsável pelo projeto “Viva Sem Alergia”, em Duque de Caxias, cidade da Baixada Fluminense.
PUBLICIDADE
Para minimizar os impactos indesejáveis desse tipo de medicamento, Doutor Frozi orienta os pacientes a realizar uma bateria de exames, antes de iniciar uma atividade física, acompanhada por dieta com restrição de sal. “Recomendo controlar a ingestão de gorduras, embutidos, refrigerantes e aumentar o consumo de líquidos, bem como a prática de esportes. É importante esclarecer que os efeitos se agravam com a utilização contínua, o uso esporádico, como para tratar crises agudas, oferece menos riscos”, afirma.

Sobre o Viva Sem Alergia
O projeto social Viva Sem Alergia atende pacientes da Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com objetivo de tratamento, controle e prevenção de alergias e doenças imunológicas. Na unidade de saúde localizada em Duque de Caxias, os pacientes realizam exames gratuitamente, como o teste cutâneo para detectar os alérgenos aos quais são mais suscetíveis. Em caso de diagnóstico confirmado de asma, o tratamento é iniciado com kits alérgicos com broncodilatadores em forma de sprays inalatórios, as conhecidas “bombinhas”, distribuídas sem custo. A oferta é possível graças a parcerias com instituições como a Cruz Vermelha de São Gonçalo.

Serviço
Viva Sem Alergia
Rua Conde de Porto Alegre, nº 119, Edifício Uba – 8º andar
Agendamento de consultas: 21-3848-5389

COMUNICAÇÃO
Viva sem alergia
Telefone: (21) 38485389
E-mail: vivasemalergia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário