loading...

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Quixabeira da Matinha realiza apresentação em Lisboa com apoio do Fundo de Cultura da Bahia

O grupo cultural Quixabeira da Matinha estará entre os dias 25 e 27 de outubro em Oeiras, divisão administrativa de Lisboa, Portugal, realizando apresentações no evento “Semana Cultural da Bahia”, organizado pela Associação Luso Afro Cultural Brasileira Muxima. Dentre as atividades previstas estão o show temático “Quilombo, luta e resistência” a ser apresentado com cerca de 2 horas de duração, com repertório próprio e homenageando outros artistas da cultura popular. Além disso, os integrantes também realizarão oficinas de samba de roda e de percussão a fim de popularizar ao público português a identidade musical do samba rural.Iniciativa da Associação Cultural Coleirinho da Bahia, o grupo nascido na zona rural de Feira de Santana foi contemplado pelo Edital de Mobilidade Artística e Cultural, possibilitando sua primeira viagem e intercâmbio internacional, com apoio financeiro do Estado da Bahia, via Fundo de Cultura.
A Quixabeira da Matinha foi criada em 1989 pelo sambador Coleirinho da Bahia, autor da música “Alô meu Santo Amaro”, que já fora interpretada por grandes nomes da música baiana e brasileira, a exemplo da banda Cheiro de Amor, na voz de Carla Vizi, Carlinhos Brown e Maria Betânia. O grupo é formado por trabalhadores rurais que desenvolvem um samba marcado por ritmos de diversas manifestações musicais populares a exemplo da bata de feijão, folia de reis, cantiga de roda e boi da roça. Sua formação atual é composta por Guda Moreno (vocal e cavaquinho), Chica do Pandeiro (vocal e pandeiro), Zezé (tamborim e back), Andréa (dançarina), Pissita (cavaquinho), Swing (timbau),Fi e Amadeu (percussão), Aline (back vocal), Marcos Cruz (Marcação), Duda (viola) e Tarcísio e Bareze (violão).
O grupo possui cinco CDs gravados de forma independente: “Gosto do meu samba”, “A cultura ta acabando”, “Retrato de um sambador”, “Cheguei para sambar” e “Ao vivo é mais gostoso”; e já realizou shows no carnaval de Salvador (2008 até 2016), Bienal Internacional do Livro (Rio de Janeiro - 2005), Feira de Cultura (Santa Teresa-SP/ 2003) e Festival de Cultura (Salto da Divisa-MG/ 1995), entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário