loading...

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Fake news na área da saúde podem prejudicar a população

Adicionar legenda
As fake news se encontram cada vez mais presentes e estão inseridas no nosso cotidiano. Todo o cuidado com essas informações é pouco. Principalmente na área da saúde, em que uma orientação errada pode causar danos irreparáveis, ou, até mesmo, custar uma vida.
De acordo com Maria Cristiane Barbosa Galvão, professora do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, as consequências são múltiplas e, ao receber uma informação, os principais cuidados estão na verificação do autor e da data da divulgação; e também de consultar um profissional de saúde para confirmar a veracidade e constatar se aquela informação se aplica ao caso do paciente.
Como contrapartida, a professora Maria Cristiane fez parceria com uma equipe de profissionais da USP de Ribeirão Preto e desenvolveu um projeto que reúne diversas áreas da saúde para disseminar, na internet, informações confiáveis e com linguagem acessível para a população. “Nós não temos nenhuma associação com empresa ou com o mercado. As informações são isentas e baseadas apenas nos estudos científicos de melhor qualidade”, destaca.
Para quem tiver o interesse em conhecer o projeto Doutor Risadinha, é só acessar 
www.drrisadinha.org.brou www.facebook.com/DrRisadinha. Ouça a entrevista no link acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário