loading...

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

CE - Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco lança edital para Laboratórios de Criação



Inscrições de projetos em panificação e confeitaria poderão ser realizadas de 15 a 19 de outubro pela Internet. Documento está sendo elaborado pela Escola em parceria com renomadas chefs e pesquisadoras da área
A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco lança ao público, no próximo dia 15, o edital de seleção de projetos para Laboratórios de Criação. Com foco em panificação e confeitaria, especialidade da Escola, os laboratórios permitirão aos selecionados desenvolverem seus projetos, com o apoio do corpo de profissionais da instituição e de tutores convidados entre grandes nomes da gastronomia nacional. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas de 15 a 19 de outubro, no site www.dragaodomar.org.br. Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco é gerida pelo Instituto Dragão do Mar.
Além do conselho gestor da Escola, o edital dos Laboratórios de Criação está sendo elaborado com a consultoria de renomadas chefs e pesquisadoras da área como Neiva Terceiro, Vani Pedrosa, Joanna Martins, Gabriela Franzoi, Sanae Mattos e Claudia Muniz. A coordenadora de formação da Escola de Gastronomia Social Lina Luz destaca que esse trabalho de consultoria inclui ainda a participação remota da chef Morena Leite, uma das mais respeitadas chefs do Brasil, reconhecida por misturar técnicas francesas com ingredientes típicos do Brasil e uma das sócias do grupo Capim Santo. De acordo com Lina, os laboratórios estão sendo formulados com o objetivo de promover o aperfeiçoamento dos trabalhos em gastronomia que já existem no Ceará, com vistas à valorização da gastronomia local e ao uso de insumos da região.
As consultoras estão realizando ainda, de 9 a 12 de outubro, ciclo formativo com aula-show e masterclasses gratuitas, na Escola.
Flávia Castelo, diretora de gastronomia, esporte e conhecimento do Instituto Dragão do Mar, diz que os laboratórios de criação são como faróis: “Eles iluminam o caminho da gastronomia cearense. Voltados para o passado e para o futuro, reinventam, recriam, o que faz do Ceará o Ceará em termos de cultura alimentar. Os laboratórios criativos de confeitaria e panificação combinam hábitos e descobertas socioculturais no desenvolvimento de processos e produtos da e para a nossa gastronomia. São, portanto, uma experiência inédita lançada pela Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, que mistura arte, ofício, inovação e tecnologia, no convite para a inserção cultural através da comida”.
As atividades dos Laboratórios de Criação da Escola de Gastronomia Social terão início no dia 1º de novembro. Demais informações sobre o processo de seleção deverão ser consultadas no edital.
Serviço

Nenhum comentário:

Postar um comentário