loading...

domingo, 16 de setembro de 2018

Governo estadual fechará o Colégio Estadual Luiz Viana em Brotas?, questiona vereador Hilton Coelho (PSOL)

O vereador Hilton Coelho (PSOL) solicitou, através de ofício, que o secretario de Educação da Bahia, Walter Pinheiro, informe acerca da mudança do funcionamento do Colégio Estadual Luiz Viana e até mesmo o seu fechamento. “Estudei com muito orgulho e excelentes lembranças no Colégio Luiz Viana. Tomamos conhecimento, por meio de mobilizações da comunidade escolar, de que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) pretende modificar a forma de funcionamento e o uso do Colégio Estadual Luiz Viana, localizado em Brotas, Salvador. O mínimo que se espera é que quaisquer mudanças sejam discutidas com os principais interessados, a comunidade escolar e a população que utiliza a escola”.De acordo informações, a SEC pretende retirar todos os estudantes do ensino médio e da educação de jovens e adultos que estão na unidade de ensino e destiná-los para o Colégio Manoel Vitorino, ao lado da referida escola. “Dentre outros questionamentos, o Manoel Vitorino não possui a mesma estrutura física, como quadra poliesportiva, salas ambientes, auditório espaçoso e outros atributos que fazem do Colégio Luiz Viana um dos mais admirados, do ponto de vista da estrutura e qualidade de ensino, no Estado”, acrescenta o legislador.
“As informações que temos e que a SEC deve ter a obrigação de confirmar ou negar a veracidade delas, são que as mudanças seriam objetivando no futuro o fechamento da unidade de ensino. A destinação da extensa área do Colégio Luiz Viana para educação profissional, que todos sabemos manter poucos estudantes e, ao final do ano letivo, há um esvaziamento ainda maior, só se explica se houver uma estratégia da SEC em promover o fechamento do Colégio Luiz Viana, o que é inaceitável”, afirma Hilton Coelho acrescentando que “Walter Pinheiro, ex-sindicalista, vereador e senador deveria defender sempre a participação popular e não decisões por cima com viés autoritário”.
Hilton Coelho finaliza reafirmando seu compromisso contra o fechamento da unidade de ensino. “Solicitamos da SEC, através de seu titular Walter Pinheiro, informações detalhadas sobre os destinos que estão sendo planejados para o do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, dados sobre as eventuais mudanças de funcionamento que estão sendo previstas, a destinação dos alunos que frequentam atualmente a unidade de ensino, o projeto descritivo ou qualquer outro estudo que fundamenta a alteração do uso do Colégio. Acreditamos que a SEC e seu titular priorizem a democracia, a consulta popular, e o respeito aos princípios básicos da administração pública, especialmente o princípio da publicidade, da divulgação ampla de atos públicos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário